• Er Esportes

Entendendo o tênis: Quadras

Depois de vermos as vantagens que o tênis traz para a vida de quem o pratica, vamos entender a dinâmica do esporte. Começaremos pela quadra!


O tênis é jogado atualmente em 3 tipos de quadra, que são: saibro, grama e sintética. Nesse último temos algumas subdivisões, como o carpete e o cimento. Antigamente também havia as quadras de madeira, mas, pela a evolução do esporte e pela velocidade que esse tipo de quadra proporciona ao jogo (maior que a de grama), não são mais vistas hoje em dia.


Vamos ver as principais características entre as quadras:


No saibro:

- Possui uma camada de pó de tijolo em sua superfície, o que facilita o deslizar dos tenistas para alcançar e rebater as bolinhas;

- Seu piso absorve bastante o impacto da bolinha, após o quique, a bolinha perde muita velocidade e ganha mais altura que nos demais pisos. Por esse motivo é muito comum ver longos pontos nesse tipo de quadra, já que o ace e o winner são mais difíceis de acontecerem, então tenha paciência;

- Esse tipo de quadra possui imperfeições na sua superfície, dessa maneira a trajetória da bolinha após o quique pode sofrer alterações e surpreender o tenista.


Na grama:

- A grama é cortada a uma altura média de 8mm (gramas sintéticas podem variar);

- Esse piso faz com que a trajetória da bolinha após o quique seja o inverso de quando estamos em uma quadra de saibro, ou seja, ela perde muita altura mas perde pouca velocidade. Nesse tipo de quadra o saque, slice e o voleio são grande armas;

- Quando se trata de grama natural, elas também possuem imperfeições na sua superfície que mudam o caminho que a bolinha faria normalmente. Quando se assiste algum torneio profissional é fácil de perceber o desgaste que a grama vai sofrendo com o decorrer dos jogos e as imperfeições que vão surgindo.


Nas sintéticas:

- Dentro das quadras sintéticas estão as com piso de cimento, materiais sintéticos e carpete;

- Entre os tipos de piso, possuem diferenças quanto a velocidade do jogo. O carpete é o que mais rápido (não tanto quanto a grama) e as de cimento mais ásperas são mais lentas (nem perto do saibro). Por isso é interessante ver exatamente qual tipo de quadra sintética você vai jogar para definir a melhor estratégia.

- Suas superfícies são regulares, não geram sustos a quem joga nelas.


Agora que entende mais sobre as quadras você pode analisar melhor os jogos na TV e também escolher melhor a estratégia a ser seguida em seus jogos!

29 visualizações
  • Whats PNG-01