• Er Esportes

Tênis: Quadra de simples e de duplas.

O tênis pode ser jogado em dupla (2x2) ou individualmente, mais chamado de simples (1x1). A área da quadra válida (onde a bolinha é considerada dentro) varia conforme o jogo for de simples ou de duplas, veja na imagem abaixo, onde essas partes válidas estão pintadas de verde:

Essa imagem mostra que o comprimento da quadra é o mesmo em ambas modalidades, assim como a área de saque. O que varia é a largura, onde nos jogos de duplas são contados os corredores laterais.

Outro ponto que sofre alterações ó o comprimento da rede, como pode ser visto na imagem. A medida da rede é 91,5cm maior para cada lado em relação a largura da quadra.

A altura da rede também tem uma peculiaridade: as extremidades (onde ela é apoiada) têm 1,07m de altura, já o centro dela tem 91,4cm, uma diferença de aproximadamente 15cm.


A área de saque, como foi dito anteriormente, não muda. Cada uma das quatro áreas de saque possuem 6,40m de comprimento e 4,115m de largura.


Os recuos mínimos recomendados, para uma livre movimentação do tenista ao redor da quadra, são: a partir da linha de fundo 6,4m em cada lado e a partir das linhas laterais 3,658m em cada lado.


No caso das quadras cobertas, o teto deve ter uma altura mínima de 9m a partir da altura da rede, para eventos profissionais, essa medida muda para 12,19m a partir da rede.


Há também algumas situações onde as quadras não possuem os corredores de duplas. Essa imagem é de um jogo festivo do Gustavo Kuerten (Guga) contra o Andre Agassi, no Maracanãzinho - RJ:


53 visualizações
  • Whats PNG-01