• Er Esportes

Tipos de quadra de Padel

Hoje em dia são dois os principais tipos de piso utilizados: cimento e grama sintética. Com isso vêm, respectivamente, as paredes de alvenaria e a de vidro.


Até pouco tempo atrás as quadras eram quase 100% de alvenaria, recentemente as quadras sintéticas vêm ganhando a preferência dos padelistas. Isso em virtude de benefícios como a melhor visualização do jogo por parte da plateia (já que as paredes são de vidro), o menor dano gerado às articulações (principalmente joelhos) e a facilidade de montar e desmontar a quadra (possibilitando transportá-la de um local para outro).


Nas quadras de grama sintética, são colocadas em sua superfície cerca de 3 toneladas de areia, por incrível que pareça. Por esse motivo, o jogo se torna mais lento e a bolinha quica menos em relação ao jogos realizados em quadras rápidas (de cimento). O que é outro ponto positivo, pois os pontos ficam mais disputados e surgem jogadas memoráveis.


Atualmente ainda possuímos muito mais quadras de cimento do que de vidro no Brasil, realidade que logo será mudada, já que praticamente não se constrói mais novas quadras de cimento, apenas de vidro.


Exemplo de quadra de vidro:

Quadra na OK Center, Novo Hamburgo - Brasil


Para finalizar, vamos ver algumas variações incomuns de quadras que também existem:


- Quadra de cimento com janelas de vidro nas paredes do fundo;

Modelo de quadra do nosso clube, Paladino TC-Gravataí.

Quadra do Paladino TC, Gravataí - Brasil

-Quadras com parede de alvenaria e piso de grama;

Normalmente antigas quadras de alvenaria que foram reformadas, mas decidiram manter as paredes originais por conta do orçamento.

Quadra em Madrid - Espanha

- Quadras de saibro;

Quadra em uma propriedade privada em Sevilha - Espanha

- Quadra reduzida para jogar individualmente;

Quadra em um hotél em Gijón - Espanha

336 visualizações
  • Whats PNG-01